Publicação contou com depoimento do diretor presidente da autarquia sobre o trabalho para a conquista do nível máximo de gestão previdenciária

A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, foi destaque na edição de novembro do Informativo Mensal dos RPPS, uma publicação do Ministério da Previdência Social que apresenta mensalmente iniciativas de relevância nacional no setor de RPPS, sendo referência para gestores previdenciários de todo o País.

O diretor presidente da autarquia, Edler Antonio da Silva, concedeu depoimento à publicação contando o processo de certificação da GuarujáPrev, que rapidamente avançou do nível mais básico para o mais avançado em gestão previdenciária no Brasil. “Para nós alcançar o Nível IV do Pró-Gestão foi muito significativo, nos dando a verdadeira sensação do dever cumprido com excelência, representando uma conquista heroica”.

Edler explica que foram dois anos e meio de reestruturações, elaboração de normas e mapeamentos, mudanças legislativas e, principalmente, gestão estratégica de pessoas. “Tivemos que motivar e reconhecer esforços, comunicar ideias e exercer influência, transformar grupos em equipes, pensar e resolver problemas, gerar energia criativa. Delegar e empoderar os servidores e conselheiros, e, gerenciar valores e desenvolver uma cultura de melhorias contínuas e de qualidade total”.

O diretor presidente da GuarujáPrev resume a seguir os momentos fundamentais dessa caminhada rumo ao Nível IV. “O primeiro passo foi acreditar que a certificação do Pró-Gestão é um dever de todo gestor que se propõe a alcançar os melhores resultados. O segundo, semelhante a esse, foi acreditar no potencial das pessoas. O terceiro, modernizar processos e investir em conhecimento. Importante também é rever os contratos de assessorias para que os prestadores também se envolvam no projeto. Se for o caso, sendo possível, optar por empresas que queiram desenvolver parcerias de melhoria contínua e que ajudem no planejamento. Criar especificações contratuais alinhadas com os objetivos do Pró-gestão é essencial, deixando claro para todos que a meta é alcançar a certificação ou aumentar o nível. Enfim, extraímos a essência do Programa do Pró-gestão, transformando os itens do manual em ações, normas e metas. Sem pestanejar, mantivemos o foco até alcançar o resultado”, completou.

Nível IV

A GuarujáPrev atingiu o nível mais elevado de gestão previdenciária do Brasil após avaliação conduzida em agosto deste ano pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade externa credenciada pelo Ministério da Previdência Social. Com isso, a autarquia entrou em um grupo muito restrito e de elite no setor previdenciário brasileiro.

O Pró-Gestão é um programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado em 2015. É como uma ISO para os regimes próprios de previdência, cuja avaliação é muito criteriosa, onde os auditores independentes observam dimensões como Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

Com o Nível IV de Pró-Gestão RPPS, a GuarujáPrev demonstrou que atingiu 100% das dimensões e ações da certificação, mantendo os mais rígidos critérios de governança, por meio da qualificação permanente de seus servidores, transparência na sua gestão e da adoção de políticas sérias de segurança da informação e boas práticas junto a seus segurados.

Desenvolvido por Trilogic