A Escola de Previdência da GuarujáPrev realizou nesta quinta-feira (23), na Garagem Municipal, em Vicente de Carvalho, palestra sobre o Novembro Azul. O evento foi destinado aos servidores públicos municipais.

Em pauta, a conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, e a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

O Médico do Trabalho da Prefeitura de Guarujá, Dr. Antônio Armas, fez uma palestra sobre a doença, sua prevenção e como os homens precisam cuidar melhor da saúde. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.

Atualmente, a recomendação dos especialistas é que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar os exames necessários. 

Os participantes foram recebidos pelo diretor presidente da autarquia, Edler Antonio da Silva, que contou sua história pessoal de enfrentamento a um câncer descoberto recentemente na bexiga, removido cirurgicamente e agora sob controle e tratamento.

Também falaram aos presentes o analista economista Lucio Motta e o assistente social Eduardo Henrique, ambos da GuarujáPrev, e a servidora Lucilene, responsável pela Casa de Apoio ao Servidor. Ao final do encontro, os servidores receberam uma pequena lembrança, que incluiu um cartão lembrando a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Desenvolvido por Trilogic