Escola de Previdência prepara curso de controle interno em parceria com Controladoria da prefeitura

O curso visa a transferir mais de dez anos de conhecimento e experiência, reconhecidos nacionalmente, para a estrutura de governança da Guarujá Previdência

A Escola de Previdência se prepara para falar sobre Controle Interno. Na foto, servidores da autarquia acompanham a apresentação do servidor da Controladoria Municipal.

O analista de gestão pública Zaqueu Elias da Silva Ferreira da prefeitura e segurado da Guarujá Previdência esteve na autarquia no último dia 29 de abril e apresentou um pouco de seus conhecimentos na área de controladoria aos membros da Escola de Previdência. Agora ele prepara um curso para os servidores e conselheiros da Guarujá Previdência para os próximos dias 24 e 25 de maio.

No roteiro, experiências e modelos de controle interno e ouvidoria já experimentados pela administração municipal. O curso será moldado para a realidade do regime próprio de previdência da cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o treinamento, desenvolvido em parceria com a Escola de Previdência, terá poucas vagas para participação presencial, priorizando o acompanhamento on-line.

No ano de 2011 Zaqueu assumiu o desafio de implantar a Controladoria municipal de Guarujá. Munido de muitos estudos e anos de preparação, o primeiro controlador interno da Administração Municipal tinha o desafio de estabelecer o controle na gestão do poder executivo.

Os resultados, além de conquistas para os munícipes, foi o reconhecimento dentro e fora da cidade, como quando, em 2016, Guarujá figurou no 1º lugar nacional no ranking de Transparência divulgado no site do Ministério Público Federal, com nota dez (10).

Hoje, com mais de uma década de experiência, o atualmente diretor de controle interno da Prefeitura Municipal de Guarujá virá ajudar a Guarujá Previdência a estruturar sua unidade de controle interno, trazendo mais eficiência e segurança para a gestão da autarquia e dos servidores municipais.

Zaqueu Elias da Silva, analista de gestão pública e 1º controlador municipal. de Guarujá.

“Controlar não é só fiscalizar, é fazer recomendações e apontar caminhos para que a gestão seja feita com maior segurança”, destaca Zaqueu. O foco, além de implantar estrutura e cultura de controle interno na autarquia, é tornar a gestão cada vez mais transparente frente aos servidores, a sociedade e aos órgãos internos e externos de fiscalização e controle.