Autarquia obteve notas “A” em 7 de 9 indicadores do ISP, confirmando bons resultados da gestão e planejamento do RPPS de Guarujá

O Ministério da Previdência Social (MPS) divulgou na última semana os resultados do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) de 2025. A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, melhorou suas notas em comparação ao ano anterior, apresentando notas “A” em sete de nove indicadores do índice, atestando a boa gestão previdenciária do RPPS.

O Índice de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social é aferido anualmente segundo conceitos, critérios de composição, metodologia de cálculo e periodicidade estabelecidos pela Secretaria de Previdência do MPS, de acordo com informações relativas ao ano-base encaminhadas pelos entes federativos ao Sistema de Informações dos Regimes Próprios de Previdência Social (Cadprev) e Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). Atualmente, está formatado em nove indicadores, distribuídos em três classes: a) Gestão e transparência; b) Situação financeira; e c) Situação Atuarial.

Os regimes próprios são segregados em grupos, conforme seu porte, calculado pelas quantidades de segurados e beneficiários do RPPS, e subgrupos, de forma a refletir o grau de maturidade da sua massa.

A GuarujáPrev obteve o conceito “A”, o maior possível, nos itens Regularidade, Envio de Informações, Gestão, Suficiência Financeira, Acumulação de Recursos, Resultado Financeiro da Medida de Equacionamento de Déficit Atuarial e Cobertura Previdenciária. Na dimensão financeira e atuarial, apesar das notas “A” nos quatro últimos itens, obteve duas notas “C”, nos indicadores “Reforma RPPS e Vigência RPC” e “Sustentabilidade das provisões em relação à RCL”.

Nas classificações de Gestão e Transparência, Finanças e Liquidez, a GuarujáPrev obteve o conceito “A”. O ISP final da autarquia ficou com a avaliação “B”.

“O resultado é bastante positivo, indicando que estamos no caminho certo, garantindo a confiança e solidez do nosso RPPS. Temos segregação de massas que garante cobertura atuarial, superávit no plano capitalizado (previdenciário) e estamos trabalhando em conjunto com o Município para concretizar a sustentabilidade financeira garantida pela nossa Receita Corrente Líquida no plano de repartição (financeiro) para o longo prazo de 75 anos, por meio de ativos garantidores. Terminamos o ano com mais boas notícias atestando que a GuarujáPrev é referência nacional em gestão previdenciária”, afirma o diretor presidente da autarquia, Edler Antonio da Silva.

Todos os dados sobre o ISP 2025 podem ser conferidos no site do MPS: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/indice-de-situacao-previdenciaria.

Desenvolvido por Trilogic