Autarquia é a 4ª no País, segunda no estado de SP e primeira do Litoral Paulista a atingir certificação que atesta total excelência e boas práticas de gestão previdenciária

A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, atingiu o nível mais elevado de gestão previdenciária do Brasil. Em avaliação conduzida no mês de agosto pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade externa credenciada pelo Ministério da Previdência Social, o RPPS guarujaense completou os requisitos necessários e conquistou o Nível IV de Pró-Gestão, o máximo possível no setor.

Com isso, a autarquia entra em um grupo muito restrito e de elite no setor previdenciário brasileiro. A GuarujáPrev é a quarta no País a atingir o grau máximo de certificação, a segunda no Estado de São Paulo e a primeira no Litoral Paulista, segundo dados do Ministério da Previdência Social colhidos em 24 de agosto.

O Pró-Gestão é um programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado em 2015. É como uma ISO para os regimes próprios de previdência, cuja avaliação é muito criteriosa, onde os auditores independentes observam dimensões como Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

A avaliação foi realizada entre os dias 28 a 30 de agosto, na sede da autarquia, pelo auditor da ICQ Brasil Mauricio Furim Moro. Com o Nível IV de Pró-Gestão RPPS, a GuarujáPrev demonstrou que atingiu 100% das dimensões e ações da certificação, mantendo os mais rígidos critérios de governança, por meio da qualificação permanente de seus servidores, transparência na sua gestão e da adoção de políticas sérias de segurança da informação e boas práticas junto a seus segurados.

Outro benefício da certificação é viabilizar que a autarquia amplie de forma substantiva seu volume de investimentos em outros produtos do mercado financeiro, buscando opções com ainda mais rentabilidade. O diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, celebra a conquista histórica do RPPS. “Eu disse que chegaríamos a esse nível. Graças a Deus pelo reconhecimento desta grande conquista de Guarujá. Estamos no nível máximo de gestão previdenciária no País. O que era a meta virou agora nossa realidade”.

Ano da guinada

A certificação Nível IV coroa um ano muito especial para a GuarujáPrev, como pontua Edler. “Este ano de 2023 é o ‘ano da guinada’: além do Pró-Gestão nível IV, conquistamos o superávit atuarial do plano previdenciário segregado e mais de R$ 1 bilhão na carteira de investimentos, além do início efetivo dos trabalhos para a construção de nossa sede própria. Esse é nosso presente para a cidade nos 10 anos do RPPS, colocar Guarujá no topo. Esperamos que outros RPPS também implementem melhorias e elevem seus níveis de gestão. Quem não possui grau que consiga o I e quem já o possui, que avance até o nível IV do Pró-Gestão”, completa.

Para que esse resultado histórico fosse alcançado, Edler destaca a união de forças em todas as esferas de governo para atingir os critérios de avaliação. “Agradecemos a todos que se engajaram direta ou indiretamente nesta nossa luta, servidores, conselheiros, membros do comitê de investimentos, gerentes, vereadores da cidade e, especialmente, nosso Prefeito Válter Suman, que além do apoio de sempre, celebrou com a GuarujáPrev neste ano o Contrato de Gestão para estabelecimento de metas de melhoria de desempenho, principal requisito diferencial do nível III, que alcançamos em maio de 2022, para o nível IV conquistado agora em agosto de 2023. Quem ganha com essa conquista, acima de tudo, é o nosso segurado, que terá uma autarquia cada vez melhor e sempre a seu lado”.