Certificação atesta excelência e boas práticas de gestão da autarquia

Autarquia é a 14ª no País e a terceira no estado de SP a atingir certificação que atesta excelência e boas práticas de gestão

A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, conquistou no começo deste mês o nível III de Pró-Gestão RPPS, auditado pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade externa credenciada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O regime guarujaense é o 14º no País a atingir esse grau de certificação e o terceiro no Estado de São Paulo, segundo dados da Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social, órgão do Ministério do Trabalho e Previdência, colhidos em 18 de abril.

O Pró-Gestão é um programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado em 2015. “É como uma ISO para os regimes próprios de previdência. A avaliação é muito criteriosa, onde os auditores independentes observam dimensões como Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. De todos esses pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustenta, conseguimos atender a 92% dos requisitos, o que mostra que já estamos no caminho para conquistar o nível IV, o mais avançado”, afirma o diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva.

A avaliação foi realizada entre os dias 4 a 6 deste mês, na sede da autarquia, pelo auditor da ICQ Brasil Mauricio Furim Moro. Com o nível III de Pró-Gestão RPPS, a GuarujáPrev demonstra que mantém um compromisso constante com a melhoria na organização das atividades e processos, por meio da qualificação de seus servidores, transparência na sua gestão e da adoção de políticas sérias de segurança da informação e boas práticas junto a seus segurados. Outro fator muito importante da certificação é que a GuarujáPrev agora pode ampliar seu volume de investimentos em outros produtos do mercado financeiro, buscando opções com mais rentabilidade.

O diretor presidente da GuarujáPrev enfatiza a união de forças para a viabilização da certificação. “Essa conquista histórica aconteceu pelo trabalho conjunto de toda a equipe, incluindo o comitê de investimentos, os conselhos de Administração e Fiscal, e sem dúvida o esforço dos servidores efetivos da autarquia. Além disso, a Administração Municipal, na figura da prefeita em exercício Adriana Machado, tem importante participação, implantando melhores práticas de gestão para zelar pelo patrimônio do servidor. Seguimos trabalhando para a melhoria constante de nossos serviços, agora com o firme objetivo de atingirmos, muito em breve, o grau IV”.