Guarujá Previdência inicia programa de saúde psicológica para seus servidores
Funcionários da autarquia recebem visita de equipe da secretaria municipal de saúde

A psicóloga Tereza Neuman (canto direito) e os servidores da Guarujá Previdência. A saúde mental é foco de programa da autarquia.
Mahatma Ghandi disse uma vez: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. O pacifista indiano falava sobre o poder que nossas mentes possuem para criar problemas de saúde quando nosso estado emocional está vulnerável. Recentemente, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) identificou que doenças mentais são a segunda maior causa de afastamentos entre os servidores públicos municipais brasileiros, atrás apenas das doenças do sistema musculoesquelético e do tecido conjuntivo.
Pensando nesse cenário que a Guarujá Previdência criou seu Programa de Atenção à Saúde Psicológica. A ideia é que, pelo menos uma vez por mês, os servidores da autarquia recebam a visita de uma equipe de saúde mental da secretaria municipal de saúde (SESAU) para um bate-papo e possam ajudar uns aos outros a evitar problemas psicológicos no futuro.
O primeiro encontro foi realizado nessa quinta-feira (31/10), na sede da autarquia. A psicóloga Tereza Neuman Veras comandou a reunião e elogiou a iniciativa da autarquia. “É um passo importante não só para fomentar o espírito de equipe quanto para prevenir problemas no futuro”, disse Tereza.

A equipe da autarquia após o encontro do Programa de Atenção à Saúde Psicológica da instituição.
O próximo encontro deve acontecer no início de dezembro.