Edler Antonio da Silva participará do painelGestão e Governança no RPPS”, no dia 9 de abril às 18 horas

O diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, é um dos palestrantes confirmados do 20º Congresso Estadual de Previdência da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM), que acontece de 9 a 11 de abril em São José do Rio Preto/SP.

Um dos eventos mais consagrados do segmento de RPPS dos Estados e Municípios, o Congresso Estadual de Previdência da APEPREM terá uma ampla programação sobre os assuntos mais atuais no segmento de Previdência Própria. Além das palestras, o evento é uma oportunidade única de capacitação, atualização e troca de experiências nas esferas administrativa, financeira e jurídica com gestores previdenciários do Estado e do País.

Edler participará do painel “Gestão e Governança no RPPS”, que acontecerá em 9 de abril às 18 horas, juntamente com Adriano Antonio Pazianoto, servidor efetivo da RIOPRETOPREV, e João Carlos Figueiredo, Presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) e Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Os regimes próprios de Guarujá, Rio Preto e Jundiaí conquistaram o Nível IV de Pró-Gestão, a mais alta certificação possível no País.  “É uma honra ter sido convidado para falar sobre a GuarujáPrev e o trabalho coletivo de todos os servidores, conselheiros e gestores que culminou com o Nível IV em Pró-Gestão. Em apenas dois anos e meio saímos do Nível I para a classificação máxima, um feito que tem sido exemplo para os RPPS de todo o País”, afirma Edler.

Nível IV

A GuarujáPrev atingiu o nível mais elevado de gestão previdenciária do Brasil após avaliação conduzida em agosto de 2023 pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade externa credenciada pelo Ministério da Previdência Social. Com isso, a autarquia entrou em um grupo muito restrito e de elite no setor previdenciário brasileiro.

O Pró-Gestão é um programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado em 2015. É como uma ISO para os regimes próprios de previdência, cuja avaliação é muito criteriosa, onde os auditores independentes observam dimensões como Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

Com o Nível IV de Pró-Gestão RPPS, a GuarujáPrev demonstrou que atingiu 100% das dimensões e ações da certificação, mantendo os mais rígidos critérios de governança, por meio da qualificação permanente de seus servidores, transparência na sua gestão e da adoção de políticas sérias de segurança da informação e boas práticas junto a seus segurados.

Currículo

Diretor Presidente da Guarujá Previdência desde dezembro de 2020, Edler Antonio da Silva é um profissional com experiência de mais de dez anos em regimes próprios de previdência de servidores públicos, ocupando cargos de conselheiro, em conselhos deliberativos e de fiscalização, e de membro de comitê de investimentos. Jurista e Administrador, bacharel e mestrando em Direito, possui pós-graduações em Direito Previdenciário dos Servidores Públicos e em Gestão de Pessoas.

Certificado em nível avançado em duas certificações, que lhe conferem habilitação plena para exercício em quaisquer dos órgãos da estrutura de governança dos RPPS, Certificação de Dirigente (CP RPPS DIRIG RPPS-III) e Certificação do Responsável pela Gestão dos Recursos e Membro do Comitê de Investimentos (CP RPPS CGINV III). Trabalhou para reestruturar a GuarujáPrev para que o RPPS saísse do Nível I e passasse para os níveis III e IV em 2 anos e meio de gestão.

Saiba tudo sobre o Congresso da Apeprem neste link.