
A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, passou por auditoria na última semana do Programa de Pró-Gestão e manterá o seu Nível IV, o mais elevado de gestão previdenciária do Brasil.
Em avaliação conduzida entre os dias 28 e 29 de agosto pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), entidade externa credenciada pelo Ministério da Previdência Social, o RPPS guarujaense foi aprovado em todos os requisitos necessários para continuar com o reconhecimento de elite no setor.
A GuarujáPrev foi o quarto RPPS no País a atingir o grau máximo de certificação, em agosto de 2023. O Pró-Gestão é um programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado em 2015. É como uma ISO para os regimes próprios de previdência.
A avaliação foi realizada na sede da autarquia e verificou se a GuarujáPrev cumpria todos os requisitos do Programa de Certificação Institucional Pró Gestão RPPS Manual 3.6, analisando dimensões como Controles Internos, Governança Corporativa, atendimento aos segurados, Transparência e Educação Previdenciária.
Em seu relatório, a auditoria atesta que o RPPS de Guarujá atingiu as dimensões e ações da certificação, mantendo os mais rígidos critérios de governança, por meio da qualificação permanente de seus servidores, transparência na sua gestão e da adoção de políticas sérias de segurança da informação e boas práticas junto a seus segurados.
A informação foi celebrada pelos conselheiros da autarquia, em reunião nesta sexta-feira (29), que acompanharam todos os procedimentos de análise. “O programa Pró-Gestão busca garantir a excelência e a adoção de boas práticas de gestão pelas unidades gestoras de RPPS. Manter o Nível IV – o mais alto do programa – é o reflexo do comprometimento e do excelente trabalho realizado por todos que integram a estrutura da GuarujáPrev”, afirma a Analista Previdenciária de Controle Interno, Simone Ramos.
O diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, parabeniza todos os servidores, conselheiros, diretores e segurados por mais esse reconhecimento à excelência da autarquia. “A conquista do Nível IV representou um marco significativo, alcançado por meio de esforço contínuo e dedicação. Mas, manter o Pró-Gestão é uma tarefa ainda mais árdua, que só foi possível com a união e comprometimento de todos os profissionais que fazem do nosso RPPS uma referência nacional no âmbito previdenciário”.