Guarujá Previdência participa do ‘Dezembro Vermelho’ contra o HIV

Campanha serve para promover a conscientização sobre a prevenção ao HIV e à AIDS

A prevenção ao HIV é tema do "Dezembro vermelho". A Guarujá Previdência apoia a campanha.

A prevenção ao HIV é tema do “Dezembro Vermelho”. A Guarujá Previdência apoia a campanha.

Por Jeferson Peres

Os funcionários da Guarujá Previdência – autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá – aderiram à campanha do “Dezembro Vermelho”, de luta e combate à transmissão do HIV. É a primeira vez que a autarquia veste a cor da campanha.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos em Guarujá tem diminuído. Desde janeiro deste ano, a cidade registrou 87 casos da doença. No ano passado, foram 163 casos e, em 2015, foram 157 novos registros. A faixa etária com maior incidência é entre 20 e 39 anos.
Na Baixada Santista – com exceção de São Vicente -, os casos de detecção também registraram queda.
Para o infectologista Ricardo Hayden, do Hospital Guilherme Álvaro de Santos, é preciso que a população se conscientize para que a transmissão seja controlada. Para ele, o uso de preservativos e o advento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) podem, associados a campanhas públicas de conscientização, diminuir sensivelmente os casos de transmissão.
“São duas coisas que têm que andar de braços dados (camisinha e remédio). Isso só aumenta a prevenção e diminui a transmissão. Já é adotado em outros países e mostrou-se uma estratégia absolutamente eficaz. Se o seu companheiro(a) é HIV positivo e você não, você usa o preservativo e, além disso, toma remédio contra o HIV”, diz o médico.
De acordo com o Ministério da Saúde, em relatório divulgado em 1º de dezembro de 2017, o Brasil tem 136 mil pessoas com HIV que desconhecem a própria condição, segundo estimativas referentes a 2016. Vale destacar que as chances de controle da doença aumentam significativamente quando o diagnóstico é feito precocemente.

Desenvolvido por Trilogic