36,5 2012-12-06 16.35_editadoJaneiro a Maio de 2013

O Canal do Servidor foi uma iniciativa do Guarujá Previdência em parceria com a Secretaria Municipal de Administração para tirar as dúvidas dos servidores quanto à nova legislação estatutária e ao novo Regime de Previdência. Foi a primeira iniciativa para esclarecer a migração de Celetistas para Estatutários.

Iniciamos o Canal do Servidor em 28/01/2013 e respondemos todas as dúvidas encaminhadas pelo e-mail duvidas.migracao@guaruja.sp.gov.br. As perguntas, com as devidas respostas, foram publicadas no Diário Oficial até abril de 2013. Continuamos atendendo as dúvidas dos servidores através do mesmo e-mail.

Os resultados dessas experiência foram os mais positivos porque todos nós pudemos aprender um pouco mais sobre o novo Regime.

As perguntas e respostas foram utilizadas para compor a Cartilha do Servidor que estará disponível no site do Guarujá Previdência e será impressa para que cada servidor possa ler com calma todas as dúvidas que surgiram nesse processo de migração.

Foram mais de 250 perguntas, muitos dos e-mails continham mais de uma dúvida. As perguntas mais frequentes foram sobre aposentadoria, o novo Quadro de Cargos e Salários e Jornada de Trabalho.

Foram publicadas no Diário Oficial as 65 perguntas mais frequentes. Além da publicação, cada pergunta foi respondida no e-mail pessoal dos servidores que entraram em contato com o Guarujá Previdência.

[table “1” not found /]

Os servidores também foram atendidos pessoalmente, sendo que de janeiro a maio atendemos dúvidas, perícias médicas e retornos de perícias, totalizando 1.254 atendimentos.

[table “2” not found /]

O processo de implantação do Fundo Especial está praticamente concluído. Os atendimentos são regulares e as perícias demoram no máximo três dias úteis entre a marcação e a consulta. No INSS, os servidores aguardavam mais de um mês para serem periciados.

As consultas acontecem pela manhã e à tarde e quando o servidor é atendido, o médico perito já leu todos os laudos e viu os exames que a Medicina do Trabalho escaneia e anexa no Prontuário Eletrônico (on line). O prontuário eletrônico é uma inovação e poucos Institutos dispõem dessa tecnologia.

Os afastamentos estão sendo acompanhados por uma Assistente Social que visita os servidores para dar um acompanhamento mais sistemático até a data do retorno ao trabalho. Esse acompanhamento também é um diferencial em relação ao INSS. Muitos servidores ficam anos aguardando uma readaptação ou uma nova análise da sua capacidade laborativa.

Desenvolvido por Trilogic